(44) 3262-1072 - (44) 98838-4308(Whatsapp)

marcos@odontologiapreventiva.odo.br

Odontologia Preventiva

Todas as definições de saúde preconizam como objetivo principal o bem-estar geral do ser humano. Quando especificamos a Saúde bucal, talvez a maneira mais simples de defini-la seria analisar a boca como parte de um sistema funcional, no caso o intestino, pertencente a um organismo, o ser humano, que deve funcionar adequadamente para manter a saúde e o bem estar desse individuo.

A Odontologia é a ciência que estuda e aplica todos os conhecimentos para manter esse sistema em funcionamento e deve ser responsável por usar técnicas que previnam a doença, que evite ou diminua a necessidade de realização de tratamentos cirúrgicos para corrigir seus danos. Hoje as de maior prevalência são: Cárie dentária, Doença gengival, Maloclusões dentarias e Câncer de boca. Comparado a um passado não muito distante, hoje as pessoas vão ao Dentista muito mais para prevenir do que tratar os danos, chegando antes da doença e tornado os tratamentos mais simples, eficientes e agradáveis. Está surgindo uma geração livre de doenças bucais e com menor índice de perda de dentes.

O Dentista trabalha com prevenção quando faz uma consulta atenta e minuciosa, obtém as informações de como o paciente usa e cuida de sua boca. Desta forma pode fazer as intervenções necessárias, aplicar os produtos e medicamentos adequados, e trabalhar dando orientações e suporte para que em casa se realize a manutenção diária. Existem níveis diversos de prevenção. Um exemplo em relação a Cárie: pode-se evitar a lesão inicial (nível nobre) ou pode ser preventivo fazendo um tratamento de canal e uma prótese (evitando a perda de um dente e a deterioração da mastigação). Uma divisão de tarefas e responsabilidades num processo curativo e Educativo.

Essas medidas passam sempre pela correta higiene bucal, pela escolha adequada dos alimentos, horário das refeições, mastigação eficiente entre outros. Cada pessoa com as peculiaridades de sua boca, idade, saúde geral, merece uma atenção e um planejamento individualizado para alcançar os melhores resultados. O controle periódico por parte do Dentista é outro pilar importante na manutenção da saúde bucal. São as revisões preventivas.
Essa é a evolução esperada da Odontologia, que ofereça o melhor do conhecimento a favor das pessoas.

Marcos Cesar Marcantonio

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *