(44) 3262-1072 - (44) 98838-4308(Whatsapp)

marcos@odontologiapreventiva.odo.br

Medo de dentista

Por essa  denominação, medo de dentista, há uma série de possibilidades e de situações que as pessoas podem passar.  Geralmente  é  muito individual o sentimento.  Por exemplo  podem ter dificuldade em relação ao tratamento dentário  por antecedente de alguma situação traumática na odontologia ou mesmo na medicina. Sentiu dor, desconforto  ou algum constrangimento  e não conseguiu superar.  Vem sempre a  lembrança gerando mais ansiedade ainda.  Isso pode ser tão marcante que inviabiliza qualquer tratamento, de forma que o paciente  não procura  atendimento, deixando o mesmo só para ultimo caso, situações de emergência.

Outra situação que esta se tornando comum, são pessoas com medo generalizado de varias situações,  principalmente de enfrentar o que lhe é desconhecido. Situações que vão do medo, fobia  e  até mesmo pânico. No caso não é só com a Odontologia a dificuldade. Tem um transtorno emocional mais amplo.

Frente a possibilidades tão amplas é de supor:

– Ha a  necessidade de uma avaliação individual de cada caso, para então montar uma estrategia de atendimento. Planejar bem o tratamento, evitar ao maximo as surpresas.

– Ouvir o paciente e os familiares é de suma importância.

– O diagnostico e plano de tratamento preciso  e minucioso, são muito importantes para dar segurança e sucesso em termos de cooperação, escolher qual o  tratamento mais adequado para cada paciente .

Deve ser escolhida a técnica e a sequencia clínica mais adequada para obter a cooperação e gerar bem estar para o paciente e família. O controle da dor e ansiedade, são as chaves do sucesso e são obtidos pelo que se chama condicionamento ao tratamento odontológico, que inclui manejo psicológico e de comportamento, anestesias, analgesia e sedações , visando conseguir fazer o tratamento de uma maneira adequada e com qualidade. Um tratamento onde o profissional e o paciente/familia, tenham absoluta proximidade e confiança.

 

Dr. Marcantonio / Odontologia Preventiva

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *